Create Your First Project
Start adding your projects to your portfolio. Click on "Manage Projects" to get started
Carro de Boi Agricultor Familiar
No Parque Casa dos Arcos, em Pedras Grandes, ergue-se um monumento imponente que presta tributo à história e ao trabalho de gerações: o Carro de Boi que homenageia a agricultura familiar. Com cerca de 15 toneladas, a obra pode ser o carro de boi mais pesado do mundo, título para o qual já foi solicitado o registro junto ao Guiness Book.
O peso monumental da peça se deve à forma como foi construída: as rodas e a carreta utilizam aço remanescente da Ponte Hercílio Luz, símbolo maior da engenharia catarinense, enquanto a junta de bois foi moldada em concreto armado, garantindo robustez e imponência ao conjunto.
Mais do que um marco turístico, o monumento carrega profunda carga simbólica. O carro de boi foi o meio de transporte mais utilizado pelos colonos italianos que, em 1877, fundaram a Colônia Azambuja, origem de Pedras Grandes. Com ele, os imigrantes transportavam madeira, alimentos e pedras que ajudaram a erguer a cidade.
Hoje, ao lado da memória histórica, o monumento celebra o presente e o futuro do município, cuja economia é fortemente influenciada pela agricultura familiar. A iniciativa da Prefeitura busca valorizar esse segmento que, com dedicação e trabalho, sustenta o desenvolvimento local e mantém vivas as raízes de uma comunidade formada pela força do campo e pela herança dos imigrantes.
O Carro de Boi do Parque Casa dos Arcos é, portanto, mais do que uma escultura: é um símbolo de identidade, memória e reconhecimento àqueles que ajudaram e continuam ajudando a mover Pedras Grandes.









